domingo, 14 de abril de 2013



A origem do povo cigano

A origem exata do povo Cigano é desconhecida, e como o povo Cigano não tem uma linguagem escrita até hoje, fica difícil definir sua verdadeira origem. Tudo o que se falar, será baseado em conjecturas, suposições e relatos dos mais velhos da tribo.
A hipótese mais aceita é que o povo Cigano foi expulso por invasores árabes há quase 3 mil anos da região noroeste da Índia . A tez morena comum aos hindus e ciganos, as roupas coloridas, os princípios religiosos e a semelhança entre o sânscrito, um dos idiomas mais antigos do mundo, que era escrito e falado na Índia, com o idioma falado pelos ciganos, são fatos que reforçam esta hipótese.
Depois de vagar pelo Oriente, os ciganos invadiram o Ocidente e espalharam-se por todo o mundo. Essa invasão foi uma das únicas da história da humanidade que foi feita sem guerras. Foi uma invasão cultural e espiritual e ao contrário do que muitos pensam o povo Cigano é que foi perseguido, julgado e expulso ao longo da sua caminhada pacífica.
Não se sabe se esses eternos viajantes pertenciam a uma casta inferior dentro da hierarquia Indiana (os parias) ou de uma casta aristocrática e militar, (rajputs). Independentemente do status, a partir do êxodo pelo oriente, os ciganos se dedicaram a atividades itinerantes como: ferreiros, domadores criadores e vendedores de cavalo, saltimbancos, comerciantes de miudezas e o melhor de suas qualidades; a arte divinatória. Viajam sempre em grandes carroças coloridas e criaram normas poéticas para si mesmo.
Com valores muito diferentes dos nossos, os ciganos estão longe de querer o poder e não fazem questão de ascender na escala social. A família é à base da organização social, não havendo hierarquia rígida no interior do grupo. O comando é exercido pelo homem mais capaz e representa a tribo na Krisromani, uma espécie de tribunal cigano formado pelos membros mais respeitados de cada comunidade, com a finalidade de punir quem transgride, a rígida ética cigana. A figura feminina tem sua importância. É comum haver lideranças femininas e nenhum cigano deixa de consultar avós, mães e tias para resolver problemas importantes por meio da leitura da sorte.
A sexualidade é um ponto importante entre os ciganos e, ao contrário do que se imagina, eles têm uma moral bastante conservadora. Eles se casam cedo, seguindo sempre acordos firmados entre as duas famílias. A virgindade é exigida, não recebem nenhum tipo de educação sexual e ter filhos é a principal função do sexo. Descobrir os seios em público é natural, mas nenhuma mulher pode mostrar as pernas, pois da cintura para baixo todas são impuras, daí a imposição das saias compridas e rodadas para as mulheres que também são proibidas de cortar os cabelos, e nunca sentam à mesa com os homens.
Como praticantes da magia e das artes divinatórias, são elas que cada vez mais assumem o controle econômico da família. A leitura da sorte é a principal renda para a maioria das tribos. O resultado é um pouco contraditório: o homem manda, mas é a mulher quem sustenta o grupo.
Uma das maneiras dos ciganos se manterem unidos, vivos e com suas tradições preservadas, é o idioma falado por eles, o romani ou rumanez, que é uma linguagem própria e exclusiva. Como é uma língua ágrafa, sem forma escrita, o romani é transmitido na forma oral de pai para filho.É expressamente proibido ensinar o romani para os não ciganos. Assim como o idioma, todos os demais ensinamentos e conhecimentos da cultura e tradição ciganas, dependem exclusivamente da transmissão oral. Os mais velhos ensinam aos mais jovens e às crianças os conhecimentos do passado, o pensamento e a maneira de viver herdado dos ancestrais.

Matéria enviada por Pai Marcelo    

sexta-feira, 5 de abril de 2013




Esta oração foi enviada pelo meu grande amigo Marcelo de Oxalá, que trabalha na linha da Umbanda, trazendo toda felicidade e alegria do povo cigano, em especial meu grande amigo Wlademir cigano admirável......



Oração ao cigano Wlademir!

Salve Cigano Ó glorioso e poderoso cigano Wladimir, neste instante, 

é com o meu coração cheio da mais profunda fé, 
que me dirijo ao teu luminoso espírito, 
que tem poder e forças entre todas as entidades ciganas que hoje, 
como estrelas brilhando no infinito, 
são entidades que por misericórdia nos assistem em nossas aflições. 
Em particular a ti, peço, querido cigano Wladimir, que me ampares, 
com teu coração bondoso, jamais deixando que eu venha a cair 
sob o impulso das provas desta vida; 
protege meu corpo, livrando-o das doenças; 
protege o meu coração, 
não deixando nunca que nele se abrigue o ódio; 
protege minha mente, para que ela seja sempre abrigo 
de pensamentos positivos e de força; 
protege a minha família, 
protege o meu caminho, livrando-me dos inimigos, 
da terra e do espaço. 
Por todo o bem que sei que fazes sempre, 
por todos aqueles que depositam fé incondicional em ti, 
é que peço à Santa Sara, a Padroeira Universal dos Ciganos, 
que encha teu espírito de Força, Luz e Poder, 
para que estejas sempre pronto a atender aos teus filhos, 
aos teus seguidores... 
e a Deus, nosso Pai maior, peço que tome nos braços este filho 
tão querido que és e, ao lado dele, 
jamais esqueças de nós, 
Ó glorioso e bondoso cigano Wladimir....