sexta-feira, 19 de outubro de 2012

 
Leques Ciganos

Os leques na dança cigana representam o Elemento Ar, levam aos ventos nossos sonhos de Amor e também as energias que nos atrapalham.
Os Leques são sinônimos de voluptuosidade e sedução.A dança cigana com leque exibe luxo e sedução, devido ao amplo sistema de posições e gesticulações que possibilitam as ciganas se comunicar com os olhos e flertar.

Segundo uma lenda grega, Cupido, o deus do amor, envolto pela beleza de sua amada Psique, roubou uma asa de Zéfiro, o deus do vento, para refrescar sua amada durante o sono.  A versão chinesa atribui a Kan-Si a criação do leque, durante um baile de máscaras, não mais suportando o calor e não podendo expor seu rosto aos olhares indesejáveis, dele se serviu para abanar-se, tendo logo seu gesto imitado por outras damas do baile.

Há muitas cores, estilos e materiais utilizados para a fabricação de leques, desde os mais simples, os bordados com lantejoulas, até os bordados em ouro.

    "Há tantos modos de se servir de um leque que se pode distinguir, logo à primeira vista, uma princesa de uma condessa, uma marquesa de uma plebéia. Aliás, uma dama sem leque é como um nobre sem espada”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário